terça-feira, dezembro 12, 2006

VIDA!

  • Sugiro que leia esse texto, ouvindo a música "Deus lhe pague" de Chico Buarque.

Fim de ano, planos, viagens, amigos, família, hospital, enterro (por que não né?!), pensamentos soltos, presos, esquecidos, jogados de lado, aquele papelzinho amassado que lembra tantas histórias, a música do cd do fulano, o fulano, o amigo do fulano, o livro que indicaram, talvez o filme, mais prático. Não, ainda prefiro o livro, o filme pra depois.
O passeio de tarde, o compromisso já marcado há dias, a falta de vontade de comparecer, a desculpa, a mentirinha boba, a saudade ... Nossa e bota saudade nisso!
O sonho, não aquele de alcançar um dia, o sonho que temos a noite mesmo, ou também aquele um de doce de leite, o café da tarde acompanhado de alguém especial, ou de alguém não tão especial assim.
A roupa nova, o prazer de usá-la pela primeira vez, o aguardo para usar a roupa nova e branca só no ano novo, o ano-novo! As boas vindas, os momentos mágicos, o momento a sós, a barraca, o vinho, o cobertor, a praia, infelizmente o dia de voltar.
As fotos, a máquina nova, a lembrança de ter ido e voltado, quem estava lá, o que encontramos, quem foi, quem não foi.
A briga, por menor que seja, o amor, o mais prazeroso, a reza por mais que não tenha lá tanta fé, o obstáculo para quem ainda não passou, a festa pra quem já conseguiu.
A bebida pra ficar bêbado mesmo, a ressaca pra se lembrar do que foi feito, a sede pra poder se recompor, a água de côco porque é abençoada.
O celular para comunicação imediata, a conta pra pagar, o trabalho, o salário, a dor de cabeça do aperto no fim do mês, o remédio pra essa dor, o descanso merecido do fim de semana, a saída de sábado a noite, as risadas, o sono merecido.
O óculos pra frente do computador, a Internet que só funciona as vezes, o técnico do provedor, o modem estragado, o modem novo, a dificuldade de entender informática.
O noticiário, a revista, o jornal, a matéria, o artigo, a entrevista, o perfil, o lead, o sub lead, a cabeça, a gravata, o suspensório, a foto, o engenhoso mundo jornalístico, a faculdade.
A conquista, a derrota, o campeonato brasileiro começando de novo, a negligência de não mais ter ido aos jogos do seu time, a decisão de esse ano ir com certeza! A torcida, o ingresso, o estádio, o gol, a cerveja pra comemorar, talvez uma camiseta nova do clube, a mudança de técnico, não entender muito de futebol, entender muito, jogar na quarta a noite, não jogar, só esperar a hora do churrasco.
Churrasco, uma chácara, uma escapadinha com amigos, risadas, colírios, óculos escuros, sonolência, chillas.
Palavras novas, novos significados, novas idéias, novos amores, novos amigos, novo emprego, nova casa, casa só sua, vida independente, promessas, oferendas.
Ano passando rápido, mais uma vez, cotidiano, aquilo de sempre e de repente,

Fim de ano!