Vivendo Fora

Entrando, saindo, voltando.... 

Fui aceito pela Universidade e agora?

Bom, você passou por aquela ansiedade monstruosa aguardando a resposta da Universidade e pimba! Entrou! Agora você precisa deixar um pouco a euforia de lado e se organizar. Como é que eu faço isso?

Ok, nos dois primeiros dias está permitido sair com os amigos para comemorar e ligar pra tia que mora no interior pra contar que vai morar no exterior! Depois dessas 48 horas... organize-se!

É o seguinte: no meu caso fui aceita numa universidade portuguesa, portanto, tive que contactar o Consulado português em Curitiba (que é minha cidade). Se você mora no interior, provavelmente deverá deslocar-se até a capital. Lá, você receberá uma lista de documentos que precisa reunir para poder requerer o visto de estudante. 

Ora, mas por que preciso de visto? Precisa porque nós brasileiros mantemos relações diplomáticas com X países e como turistas não precisamos dessa autorização para permanecer por até 3 meses nos países europeus, por exemplo. Porém... você não ficará apenas 3 meses, você vai residir no país e aí, a coisa muda!

Então, organize os papéis que geralmente são: passaporte com validade larga, fotos 3x4, carta de aceite da Universidade, comprovante de subsitência no país destino, documento PB4 retirado no Ministério da Saúde, passagem de ída e volta (sim, ída e volta!), reserva de albergue, hotel, hostel ou carta convite de um cidadão local dizendo que você ficará em sua casa por um tempo determinado, certificados da faculdade brasileira e, claro... dinheiro. 

Essa fase de organização de documentos é um pouco cara, porque você terá que levantar todos os papéis, fazer fotocópias, reconhecer firma, etc, etc, etc... então reserve um bom dinheiro para essa fase burocrática.  No meu caso, gastei mais ou menos uns R$250,00. E lembre-se! Quando você conseguir seu visto, não significa que você tem lugar garantido no país de destino. Os policiais da imigração ainda podem te barrar. E mais! Assim que desembarcar, passar pela imigriação, você terá que ir até o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (isso no caso de Portugal, outros países é melhor se informar direto na Universidade). O SEF como é conhecido, vai exigir que você reapresente TODOS os documentos que você mostrou no Consulado e ainda mais. 

Na chegada em Coimbra, por exemplo, tive que comprovar minha residência na Junta de Freguesia, tive que recolher duas assinaturas de comerciantes da região, pagar uma taxa, claro! e aguardar para receber meu cartão de residente. Este cartão é muito importante, porque é o seu documento maior. Muito mais importante que o visto que tem sua validade expirada em poucos meses. 

De qualquer forma, é interessante que você entre em contato com a Universidade para perceber se eles oferecem um serviço de auxílio a estrangeiros. É bem possível que eles possam te ajudar com essas dicas. 

Fique atento às datas de tudo, horários de entrevistas e apresentação de documentos, os europeus costumam ser bastante rígidos com esses "detalhes".

 ________________________________________

Especialização no exterior, como faço?

Escolher bem o curso e Universidade são os primeiros passos para conseguir estudar fora

Para quem deseja realizar uma especialização fora do Brasil são necessários alguns cuidados antes de se candidatar às vagas e mudar-se. Bem, partindo do início é bastante importante que o estudante certifique-se de que o curso que fará em outro país é reconhecido pelo MEC.

Essa informação é útil porque nos últimos anos, muitas são as reclamações de estudantes que realizaram suas graduações em outros países e sofreram para ter seus cursos reconhecidos quando voltaram ao Brasil. Portanto, se você deseja viajar para especializar-se, confira no MEC a lista de cursos e instituições reconhecidas e as formas de revalidação de diploma.

Após verificar a revalidação, o candidato deve escolher bem o curso, a instituição e, principalmente o país onde vai estudar. Por exemplo, é importante conferir se você tem fluência na língua do país escolhido, se o Brasil tem relações diplomáticas com o local, se a Universidade aceita candidaturas internacionais e também se há possibilidades de bolsas de estudo nessas instituições.
Depois de checar o curso, a Universidade, etc. é interessante que você recolha informações sobre custos de vida na cidade escolhida. Será que no local da universidade tem bons hospitais, mercados com custos acessíveis, qual o custo de vida mensal de um estudante neste local? Enfim, são muitas as perguntas antes de realmente se candidatar a uma vaga.

Ao candidatar-se à vaga preencha corretamente os dados pedidos pela universidade, não enrole, não aumente nem invente dados e experiências, até porque lembre-se, você terá que comprovar essas informações no momento da matrícula. Se a universidade pedir carta de motivação, apresentação, etc. seja conciso, claro e objetivo. Mantenha uma 'conversa' com a instituição via e-mail e se tiver dúvidas quanto ao processo, não tenha medo, ligue, escreva, pergunte.

Diferente do Brasil, a maioria das universidades estrangeiras não exige um pré-projeto e nem uma indicação de orientador, por isso, o melhor é que seu histórico escolar, profissional e suas matérias cursadas no Brasil sejam o seu diferencial, pois são com essas informações que você poderá ser escolhido.

Via internet, a maioria dos sites das universidades dispõe das listas de cursos ofertados, linhas de pesquisa, professores, teses, etc. que oferecem. No caso da Universidade de Coimbra, o site é bastante completo e traz informações bastante relevantes sobre o curso e até sobre os horários dias de aulas.

Por isso é bastante importante que haja domínio da língua do país. Para poder resolver questões de escolha de grade de estudo, até moradia. Nos próximos posts falarei mais sobre a escolha de lugar pra morar, a candidatura, o aceite, etc. Não perca mais dicas e informações aqui pelo Apenas.

_______________________________________________________________________

Você tem vontade de fazer um curso de ensino superior ou pós graduação fora do Brasil? Então não deixe de conferir os posts aqui do Vivendo Fora, onde você encontra dicas sobre candidatura de cursos, aceite das universidades, bolsas de estudo, locais para morar, dicas culturais, custos, gastos, etc.

Confira aqui pelo Apenas a experiência de uma jovem menstranda em Portugal.